você está em » Filhotes

Ao pensar em adquirir um São Bernardo você deve saber em primeiro lugar que aquele filhote cativante  que está à sua frente,  em breve se transformará em um gigante de 70 a 90 kg de peso e 70 a 90 cm de altura. Isso é muito importante para que você possa se prevenir para quando esta fase chegar. Você precisará de espaço, tempo e dedicação ao São Bernardo. Este Cão não deve ser deixado em um local pequeno e distante dos humanos. Lembre-se: ele não pediu para que você o comprasse, portanto se você decidiu tê-lo, cuide bem dele. Infelizmente é muito comum donos à procura de alguém para doar seu Bernardo, porque não estavam preparados para ele.

Os filhotes São Bernardo nascem com 500gr a 1 kg; ganharão nos primeiros meses mais ou menos 10 kg por mês até uma fase onde este ganho diminuirá gradativamente. Estarão com o crescimento finalizado em torno dos 4 anos.

Durante o crescimento o dono deverá ter cuidados com alimentação, oferecendo uma ração de bom nível de qualidade.

Deverá ter cuidados com o pelo, escovando-o com regularidade e banhos freqüentes(a cada 15 dias), junto com a limpeza dos ouvidos com produtos ideais. Não os deixe molhados durante as brincadeiras para evitar as dermatites. Quando isso acontecer ao terminar as brincadeiros seque-os.

Deverá ter cuidados com dentição, submentendo-os a escovação mensal.

Deverá ter cuidados com ossatura e cartilagem, obtendo orientação de seu veterinário e dos proprietários do canil.

Deverá submete-lo a exercícios, nos primeiros meses apenas deixando-o correr expontaneamente e brincando com ele e após 8 meses com caminhada leve semanalmente. Natação também é muito bom e aconselhada.

É importante a observação do tipo de piso do local onde ele ficará. Devido à sua estrutura gigante, se ele permanecer em pisos escorregadios, surgirão sérios problemas osteoarticulares. Portanto sugerimos pisos rústicos(anti derrapantes), brita ou grama.

Contraindicamos brincadeiras estenuantes antes e após ingestão de grande quantidade de alimentos líquidos ou sólidos, afim de se evitar a Torção Gástrica, doença que tem vitimado muitos Bernardos de donos desavisados. Esta é uma patologia comum em cães de grande porte. Deve-se também evitar refeições volumosas de um só vez ao dia. Sugerimos dividir  em  2 a 3 vezes ao dia.

Outra patologia freqüente é a Displasia osteoarticular. Ela pode ser genética ou adquirida por deficiências nos cuidados durante o crescimento. No primeiro caso, procure ver os pais da ninhada para avaliar. No segundo, siga as recomendações do canil e de seu veterinário.

Avalie também a personalidade dos pais da ninhada. Observe se o temperamento deles é amigável ou agressivo. Evite os agressivos. O São Bernardo deve ser dócil, de fácil convivência.

Existem outros problemas como dermatite, ectrópio, entrópio, prognatismo e osteossarcoma, comuns em cães de grande porte acromegálicos e com pelo longo.

Antes de adquirir seu Bernardo, procure ler a respeito do padrão da raça, conheça os pais da ninhada e analise o pedigre de cada um. Depois pesquise sobre os canis da raça. É importante visitar o canil antes da compra para que voce veja os pais e outros filhotes. Cada criador deverá tirar suas dúvidas e orientá-lo sobre suas necessidades.

Estas são apenas algumas orientações básicas para quem quer ter um Bom Bernardo.

Estamos à disposição para falar a respeito e tirar dúvidas que sempre existirão.

                                                                          Canil Casa do Bernardo